Sobre o Useflora

Saiba mais sobre nossos objetivos e princípios


O Useflora consiste em um projeto de colaboração intercultural que tem como principal objetivo reunir e sintetizar conhecimentos e dados sobre usos, manejo e domesticação de plantas, vinculando essas informações aos grupos humanos guardiões desse conhecimento. Marca a formação de um novo núcleo de pesquisa que busca fomentar a co-produção de conhecimento a partir de uma perspectiva de ciência intercultural e interdisciplinar, atuando nas áreas de etnobotânica, ecologia vegetal, ecologia histórica, antropologia e arqueologia, permitindo o mapeamento de potencialidades e lacunas no conhecimento sobre as plantas.

O Useflora se propõe a ser um instrumento de apoio ao reconhecimento e proteção dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e dos povos e comunidades que os detêm, colaborando na luta por direitos relacionados à propriedade intelectual e a repartição justa e equitativa de benefícios oriundos do uso desses conhecimentos. Através de uma governança participativa, o Useflora busca garantir o protagonismo dos Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores e Agricultoras Familiares nas discussões e na tomada de decisão sobre a proteção e salvaguarda dos conhecimentos tradicionais.

Neste contexto, uma das ações do projeto envolve a criação de um banco de dados de conhecimentos tradicionais sobre plantas para ser usado por Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais, Agricultores e Agricultoras Familiares, pesquisadores, e por outros usuários no âmbito de uma educação e pesquisa inclusiva, equitativa e de qualidade.

Destacamos que é premente que as prerrogativas legais e éticas previstas nos acordos internacionais, em códigos de conduta ética e na legislação brasileira, sejam respeitadas e seguidas por todos pesquisadores e pesquisadoras que atuem com o acesso a conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade.

Banco de dados Useflora

O Banco de dados está em processo de construção. Os dados só serão disponibilizados para acesso externo após o fortalecimento da governança participativa junto a representantes de Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares.