Projetos de pesquisa associados ao Useflora
Cadastro SisGen: AC62ED7
Coordenador: Natalia Hanazaki
Visamos compilar informações sobre uso de plantas por comunidades quilombolas no Brasil a partir da literatura, com o intuito de contribuir para a valorização e manutenção das práticas locais e dos modos de vida dessas comunidades, com ênfase para os seus vínculos com os recursos vegetais.
Coordenador: Nivaldo Peroni
O foco central deste projeto está focado em entender ações humanas pretéritas e contemporâneas que têm levado à conformação de paisagens na Mata Atlântica, e em particular na Floresta Ombrófila Mista, sob a ótica da Ecologia histórica e da domesticação de plantas e paisagens. Assim, buscamos investigar a história de longa duração da interação entre pessoas, paisagens e plantas na Mata Atlântica a fim de compreender: 1) como as atividades humanas passadas influenciaram as paisagens e plantas historicamente manejadas e 2) como as atividades humanas atuais mantêm, amplificam ou degradam as paisagens e plantas historicamente manejadas.
Coordenador: Aline Pereira Cruz
Orientadores: Nivaldo Peroni, Lucas Bueno
Colaboradores: Carolina Levis, Eduardo L.H Giehl
Fundamentados na Teoria Ecológica da Construção Cultural de Nicho, buscamos legados deixados por populações Ameríndias no período pré-Colonial, sobre a composição de espécies florestais e sobre as práticas de uso dessas espécies agora. Para isso, utilizamos dados florísticos, arqueológicos, ambientais e etnoecológicos e os relacionamos espacialmente.
Coordenador: Natalia Hanazaki
O presente projeto, construído a partir de uma parceria com o CNPT/ICMBio visa, a médio e longo prazo, estabelecer uma rede de conhecimentos sobre a Sociobiodiversidade Brasileira, a partir de bases de dados e reunindo iniciativas já existentes, em uma plataforma única de acesso livre.
Coordenador: Patrícia A. Ferrari
Orientadores: Sofia Zank, Natalia Hanazaki
O projeto resultou em um Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas, que teve como objetivo propor a implementação de um banco de dados relacional adequado aos objetivos de pesquisas desenvolvidas no ECOHE, na perspectiva de armazenamento de informações para pesquisas e também na proteção do conhecimento tradicional.
Coordenador: Carolina Levis
Orientadores: Nivaldo Peroni
Colaboradores: Gustavo Lemes, Julia Penso
Este projeto tem como objetivo principal investigar os efeitos de longa duração das atividades humanas nas formações florestais da América do Sul a fim de compreender como as atividades humanas têm transformado a distribuição, composição, riqueza e abundância de espécies vegetais nativas da região.
Cadastro SisGen: A5E6088
Coordenador: Sofia Zank
Colaboradores: Natalia Hanazaki, Nivaldo Peroni, Maiara Cristina Gonçalves, Patrícia Ferrari, Bianca Pinto de Morais, Adriana de Souza Lima, Jorge Inocêncio Alves Júnior, Juliana Antônia Ferreira Fernandes, Sabrina Moraes Pereira, Dauro Marcos do Prado.
Baseado em uma revisão de literatura, neste estudo investigamos a riqueza de plantas conhecidas e utilizadas como medicinais no bioma da Mata Atlântica por Povos Indígenas e Comunidades Locais, para compreender as ameaças e oportunidades para o uso sustentável destas plantas.
Cadastro SisGen: AB9A76B
Coordenador: Natalia Hanazaki
Colaboradores: Graziela Blanco, Maria Fernnanda Torezin, Vitor Zanelatto
Este estudo tem como objetivo entender, a partir de uma revisão de dados da literatura, quais espécies são capazes de crescer em áreas mineradas que foram abandonadas sem recuperação no bioma Mata Atlântica, com especial atenção para aquelas que têm uso alimentício ou medicinal associado.
Cadastro SisGen: AE79FC0
Coordenador: Luciele Romanowski
Orientadores: Natalia Hanazaki
Este estudo tem por objetivo efetuar uma revisão sistemática sobre plantas usadas em terreiros de religiões afro-brasileiras, como base para uma análise da estrutura filogenética dessas plantas. A pesquisa investiga o papel das plantas introduzidas, adaptadas e mantidas com usos sagrados nas religiões afro-brasileiras, juntamente com a territorialidade sagrada dos ambientes naturais nas práticas rituais e simbólicas dos Povos de Terreiro no Brasil.
Cadastro SisGen: A019EC6
Coordenador: Ariane Saldanha
Orientadores: Nivaldo Peroni
Neste estudo construímos um banco de dados com informações extraídas a partir de uma revisão sistemática de 126 publicações. Localizamos uma riqueza expressa em 609 espécies botânicas com diferentes graus de domesticação, com curadoria compartilhada das informações levantadas em parceria com a Organização Não Governamental Uirapuru, fundada por indígenas do povo Kaingáng do Paraná.